Subscribe:

Ads 468x60px

-

5 de setembro de 2012

Palpites para o VMB 2012 (Parte 2)



VMB 2012: dia 20/09 às 21h.
 
Galera bonita e musical! Tudo na paz? Venho aqui trazer pra vocês a segunda parte das minhas previsões para a mais badala premiação de música do Brasil: o VMB. Na primeira parte apontei 6 possíveis vencedores para a primeira leva de categorias. Vamos ver quem eu acho que ganhará as 6 restantes (Melhor Artista Feminino, Melhor Banda, Clipe do Ano, Melhor Disco, Artista do Ano e Aposta). Como deu pra ver por aí, na última segunda (3) saíram os finalistas das categorias. Não postei antes dessa data, pois queria uma análise mais criteriosa dos álbuns da categoria “Melhor Disco”. Valeu a pena e vocês verão o porquê. Mas em fidelidade a vocês postarei o texto do jeito como ele foi elaborado inicialmente, dois dias antes do fechamento dos finalistas.



7 - Melhor Artista Feminino

Céu
Gaby Amarantos
Gal Costa
Karina Buhr
Lurdez da Luz
Mallu Magalhães
Maria Gadú
Marisa Monte
Rita Lee
Tulipa Ruiz


É fato que as damas da nossa música (Rita Lee, Marisa Monte e Gal Costa) não irão ganhar. Lurdez da Luz, Céu e Karina Buhr figuram como azarões. Maria Gadú baterá na trave, mas estará entre as 5 que vão pra análise da crítica. A disputa deve estar mesmo entre Tulipa Ruiz, Mallu Magalhães e Gaby Amarantos. Tenho uma simpatia muito grande por Mallu. Tulipa não acompanha o ritmo das outras duas, ainda que tenha feito um bom ano. Só que Gaby destruiu na temporada 2011/2012. Emplacou música em abertura de novela, grandes shows... Enfim. Norte e Nordeste votarão nela. Centro-Sul em Mallu ou em Tulipa. Mas ainda acho que Gaby leva.


8 - Melhor Banda

Agridoce
Bonde do Rolê
Brothers of Brazil
Cachorro Grande
Cone Crew Diretoria
Forfun
Gloria
Rancore
Restart
Vanguart


Cone Crew Diretoria foi sensação e ganhará a categoria “Revelação” segundo a nossa simulação. Mas daí a ganhar melhor banda é uma barra bem forçada. Assim como figura na lista o duo Brothers of Brazil. Bonde do Rolê, Gloria, Forfun e Cachorro Grande estão no mesmo barco e buscam estar entre os 5 melhores. Restaria apenas uma vaga, pois Restart, Vanguart, Rancore e Agridoce já tem suas cadeiras cativas para a votação final. E aí mais uma categoria disputada pau a pau entre Vanguart e Agridoce. Vocês verão outras mais que serão disputadas por ambos. Vanguart fez um ano sensacional e eu não quero que eles saiam sem um troféu. Mas algo me diz que Agridoce vai ter que levar um carrinho de supermercado pra colocar todos os prêmios. Pitty e Martin levam essa.


9 - Clipe do Ano

“Kilo” (Bonde do Rolê)
“Chama os Mulekes” (Cone Crew Diretoria)
“Mariô” (Criolo)
“That’s My Way” (Edi Rock Part. Seu Jorge)
“Zica, Vai Lá” (Emicida)
“Infinito” (Fresno)
“Xirley” (Gaby Amarantos)
“Não Se Perca por Aí” (Garotas Suecas)
“Passione” (Junio Barreto)
“Levante” (Lurdez da Luz)
“Velha e Louca” (Mallu Magalhães)
“Eu Já Sabia” (Marcelo D2)
“Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)” (Racionais MC’s)
“Mi Vida Eres Tu” (Vanguart)
“Ainda Bem” (Marisa Monte)


Categoria dificílima. Muitos clipes bons. Parabéns a todos os diretores. Vários trabalhos sensacionais. Cada um com o seu ponto forte, mas vai ser difícil apontar apenas um. Vamos lá. Foi-se o tempo em que Marcelo D2 dominava as premiações. Na única categoria em que foi indicado, caiu com um clipe mais ou menos num caldeirão cheio de boas produções. Não foi dessa vez. O mesmo vale pra Seu Jorge, com a diferença de que o clipe é bem melhor.

Lurdez da Luz fica na praia também, assim como o clipe do Emicida, que conversa com o filme “O Grande Dragão Branco”, estrelado por Van Damme (o clássico do pozinho no olho na hora da luta e tudo mais), mas o mestre no clipe do rapper é o Neymar (Han?!). Adoro storytellers, clipes que contam uma historinha. Adorei o de Garotas Suecas, muito bem bolado, mas não ganha. Ficam nessa categoria o de Junio Barreto, Cone Crew Diretoria e o de Marisa Monte.

Os cinco virtuais finalistas são de gabarito. Gaby Amarantos, Criolo e Bonde do Rolê tentam a quinta vaga, ao lado de Fresno, Mallu Magalhães, Vanguart e Racionais. Todos com enormes chances de ganhar. Passando o filtro, ficam Vanguart e Racionais MC’s. Dúvida total depois de eliminar 13 concorrentes ao título. Fico com Vanguart, dirigido por Ricardo Spencer, mas é bom ficar de olho em todos desse último parágrafo. O vencedor sai daí.


10 - Melhor Disco

“Agridoce” (Agridoce)
“Sintoniza Lá” (BNegão & Seletores de Frequência)
“Aleluia” (Cascadura)
“Caravana Sereia Bloom” (Céu)
“Recanto” (Gal Costa)
“Longe de Onde” (Karina Buhr)
‘Pitanga” (Mallu Magalhães)
“O Que Você Quer Saber de Verdade” (Marisa Monte)
“Boa Parte de Mim Vai Embora” (Vanguart)
“O Pensamento É um Imã” (Vivendo do Ócio)


Dos álbuns que concorrem eu escolhi cinco artistas para serem meus potenciais finalistas: Agridoce, Vivendo do Ócio, Cascadura, Mallu Magalhães e Vanguart. O álbum do Vivendo do Ócio é bom, tem um quê de Arctic Monkeys em algumas faixas, mas levo pouca fé de que ganhe.

Dos álbuns que eu escutei o que tem as melhores músicas é o de Agridoce. Porém se for falar de coesão entre as músicas, que é realmente o que interessa pra um disco ganhar esse prêmio, Pitty e Martin não levarão essa categoria. O de Vanguart atende bem a essa exigência, assim como o de Mallu e o excelente álbum do Cascadura. Mas ainda aposto em Vanguart para ganhar a categoria.


11 – Artista do Ano

Agridoce
Arnaldo Antunes
Céu
Emicida
Gaby Amarantos
Gal Costa
Mallu Magalhães
Marisa Monte
Rita Lee
Vanguart

E aí mais uma categoria Vanguart versus Agridoce. Mallu Magalhães, Marisa Monte e Gaby Amarantos correm muito por fora. Se ganhar alguém que não seja nenhum dos cinco supracitados, o chão se abrirá. Vanguart teve um ano brilhante, assim como Mallu e Gaby. Mas Agridoce resgatou a carreira de Pitty, que agora se achou em produções que pouco tem a ver com o que ela fazia no início da sua carreira. Senão Vanguart, Marisa Monte pode levar o prêmio. Mas esse ano fantástico coroará a dupla de Pitty e Martin com outro prêmio, o terceiro na nossa simulação virtual.


12 – Aposta MTV

RAPadura Xique Chico
Soulstripper
O Terno
Lemoskine
Selvagens à Procura de Lei

Depois de um tempinho de votação, eis que chegaram os finalistas da categoria “Aposta”. Difícil escolha... Tem de se levar em conta o potencial futuro do artista. No caso tem de ser Robério de Ogum somado com Walter Mercado pra poder acertar. De todos os que eu vi, os potenciais mais latentes são de Lemoskine e Selvagens. Aposto no segundo.


Ligue djá!

Então povo! Terminei o meu momento Pai Arlindo e quando eu vi os finalistas na terça fiquei muito feliz com as minhas apostas. Vou colocar os pontos mais positivos e negativos aqui.


“FAILS” – Em três categorias apostei em artistas que não passaram às finais: “Melhor Música”, "Melhor Banda" e “Melhor Capa”. Cone Crew pode queimar a minha língua, mas Vanguart herdou a vaga que era de Agridoce pra mim. A capa do álbum do Autoramas sobreviveu como único palpite. Resta se apegar a ele. Para a melhor música cravei Rita Lee e Vanguart como finalistas, mas quero fazer a ressalva de que Emicida pode levar a categoria.


MANDOU BEM – Se em uma categoria “menos importante” como a de “Melhor Capa” eu me lasquei, eu cravei palpites certeiros em “Clipe do Ano” e “Melhor Disco”. Por pouco não cravo os cinco finalistas dos álbuns (sai Mallu, entra BNegão). Também cravei vários clipes para ganhar o título, só excluí o de Seu Jorge & Edi Rock. Em relação ao melhor artista masculino e feminino eu estou muito confiante de que as minhas suspeitas se confirmarão.


Agora é isso! Dia 20 de setembro todo mundo colado na MTV pra ver se as minhas previsões se confirmam nas quase quatro horas de evento, que se inicia às 21h. Se apeguem a galhos de arruda se vocês forem fãs dos meus indicados. Caso contrário, um franguinho com farofa e velinhas é suficiente para me zicar. Abraços!

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário