Subscribe:

Ads 468x60px

-

1 de setembro de 2012

Som Brasil: como jogar pérolas aos porcos



 
Bom dia, boa tarde ou boa noite galerinha minha! Como estão vocês? Espero que tão bem quanto eu. Hoje vamos falar sobre um dos maiores casos de desperdício de cultura popular da nossa tão amada televisão tupiniquim: o programa de TV “Som Brasil”, exibido pela Rede Globo de Televisão.


O referido programa, entre idas e vindas já possui mais de 30 anos. Passeou entre formatos, pelo comando de diversos apresentadores, teve seu foco um pouco desvirtuado, mas, sinceramente, eu ainda não sei o que a Globo e a sua cúpula executiva tem na cabeça para não dar mais oportunidades a um programa tão interessante. A versão atual do programa é uma das melhores, senão a melhor roupagem desde a criação da atração de 1981 criada pelo cantor Rolando Boldrin. Desde 2007 o “Som Brasil” tem a proposta de homenagear grandes nomes da nossa música por intermédio de artistas da nova geração acompanhados de artistas já consagrados, numa mistura bem interessante em performances gravadas ao vivo.


Mas infelizmente diversos problemas crônicos de planejamento empacam um programa com um potencial incrível com o público. O maior deles reside no horário em que a atração é exibida. Hoje em dia ele passa depois do Programa do Jô (acho que nem eu estou acordado a essa hora!). A primeira versão do programa era exibida nas manhãs de domingo, mas o dia e a hora já incomodavam. O próprio Rolando jogou a toalha em 1984. Atualmente ele apresenta o “Sr. Brasil” na TV Cultura, algo muito parecido com a ideia original do “Som Brasil”. Até o tema de abertura é o mesmo da primeira versão do “Som Brasil”: “Vide Vida Marvada”.


Alternativas na grade da emissora não faltam. A programação ostenta quantidade, mas dá poucas respostas em relação à qualidade. Os filmes de domingo à tarde poderiam ser extintos, o já falido “Zorra Total”, assim como atrações desgastadíssimas como a “Sessão da Tarde” e “A Grande Família” também surgiriam como possibilidades. Convenhamos que entre um show homenageando Cazuza, Nara Leão, ou Elis Regina em oposição a um filme com um macaco que pratica snowboard a escolha fica bem facilitada. Facilitada para mim, para você ou para qualquer outra pessoa . Menos para quem realmente deveria pensar assim... O fato é que o nosso povo e a nossa música merecem um programa de destaque para propagar as revelações do nosso cancioneiro. Esta atração seria a ideal para isso. Resta ver se ela vai ser melhor trabalhada.

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário