Subscribe:

Ads 468x60px

-

29 de setembro de 2012

Um pouco sobre o The Voice Brasil



The Voice Brasil - todos os domingos às 14:15h na Globo.

Leitores queridos! Como andam? Se estiverem no mesmo pique que a gente, vocês estão maravilhosamente bem. Hoje vamos brincar de novidades. Vamos estrear os posts no final de semana. E nada mais justo pra falar do que de uma atração que certamente vai embalar os finais de semana de muitos brasileiros: o “The Voice Brasil”.


Recentemente eu disse que as atrações musicais no Brasil estavam sofrendo na mão das emissoras, que não apresentam uma programação de qualidade e, quando apresentam, jogam a boa atração para um horário completamente inacessível da massa (como ocorre no “SomBrasil”). Parece que as cabeças pensantes da toda-poderosa Globo leem as linhas do Curta Música. A emissora comprou os direitos de transmissão de um programa de talentos. E não é um programa qualquer. É simplesmente o formato mais interessante que se pode fazer com um programa do gênero.




A atração funciona assim: vários cantores dos quatro cantos do país se submetem a audições seletivas com o intuito de subir ao palco e ser julgado pelos “coachs” (ou técnicos, aqui no Brasil). Tudo normal até aqui, se não fosse um detalhe: todos os jurados ficam de costas para o cantor nas chamadas Blind Auditions (ou audições às cegas). Não se vê se o candidato é gordo, magro, depressivo, emo, punk, metaleiro, pagodeiro... Aqui não tem como o concorrente ser desclassificado por não ter o “perfil de artista”. O fiel da balança é se o cara ou moça possuem a “voz de artista” (daí o nome do programa). Caso o técnico goste da voz do candidato, o mesmo aperta um botão para que sua cadeira vire em direção ao palco. Se mais de um técnico fizer a mesma coisa, a decisão de se encaixar em um “time” fica na mão do próprio artista que se apresentou. Resta aos jurados tentarem "se vender" para o cantor gerando disputas bem divertidas. Caso ninguém aperte o botão o óbvio acontece: a eliminação do candidato.




Com os times já formados (aqui no Brasil os mentores podem encaixar até 12 cantores no seu staff) começa a fase de eliminação, onde o próprio técnico ceifará metade do seu time, sobrando 6 candidatos para a fase final: os shows ao vivo e com participação direta do público, que escolherá o vencedor. Falando em jurados, figuras conhecidas do público são escolhidas para integrar o time dos jurados. Nos EUA o cantor country Blake Shelton, o cantor e produtor Cee Lo Green (famoso por atuar no Gnarls Barkley), a diva do (McDonalds) Pop Christina Aguilera e o frontman do Maroon 5 Adam Levine foram os escolhidos. Recomendo fortemente a audição de um dos vencedores: Javier Colon. Simplesmente sensacional!

No Reino Unido, a revelação Pop Jessie J, o músico do Black Eyed Peas e produtor musical will.i.am, o veterano (e excelente) cantor Sir Tom Jones e o irlandês vocalista da banda The Script Danny O'Donoghue fazem o programa andar por lá. Os escolhidos no Brasil foram o multimúsico e produtor musical Carlinhos Brown, o cantor Daniel, o hitmaker Lulu Santos e a princesa do Axé Cláudia Leitte. Antes dos trabalhos começarem, todos os jurados cantam uma música, preferencialmente de um dos técnicos (ver primeiro vídeo). Esse também é um dos pontos altos do programa. Assim como quando os candidatos cantam músicas dos artistas-jurados. Confira uma garota cantando Jessie J. Todos, incluindo Jessie, apertaram o botão:


                                   

A sacada dos mentores de costas é o grande diferencial da coisa. Além da decisão do candidato em ser treinado por um dos técnicos se for escolhido por mais de um deles. No “The Voice” a estrela principal é, de fato, a música e o que os candidatos puderem fazer com ela. A participação tardia do público também é benéfica, já que passadas as fases mais dramáticas como as eliminações em massa, muitas pessoas já vão ter seus queridinhos e vão torcer por eles incondicionalmente, como em todo reality do plim-plim. Finalmente uma atração musical que dá gosto de assistir. Não é uma das fórmulas batidas presentes no Ídolos, Astros, Programa Raul Gil... Enfim. Mais uma tacada certeira da emissora carioca e que tem tudo pra ser sucesso, uma vez que a Globo é uma das emissoras com maior visão de mercado do Brasil, doa a quem doer. Quando eles erram é bom falar, mas quando acertam é sempre bom dar o braço a torcer.

É isso pessoinhas! Estão assistindo ao The Voice assim como eu? Se houver progressos em relação a possíveis favoritos meus para ganhar a edição brasileira do reality, não hesitarei em postar pra vocês. Assistam também, de preferência passando aqui pra comentar os nomes da torcida popular. Até o anúncio do vencedor final, curtam a nossa página, nos sigam no Twitter, enfim. Divulguem suas torcidas também. Até mais!

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário